Pesquisas on-line gratuitas! Rápido e fácil com www.OnlinePesquisa.com.

SOLICITAÇÃO AOS DISCENTES ATIVOS 2020.1

Avaliação

Exportar os dados brutos: Excel ™ CSV | PDF
Filtrar por completo: Filtrar por data de participação:
Número de participantes: 190 | Número de respostas: 1.611

 

1.

Curso *

 
.png .pdf .xls .csv
 

Número de participantes: 102

81 (79.4%): História Lic

15 (14.7%): História Bac

6 (5.9%): História PARFOR

 
 
2.

Possui Computador ou Notebook *

 
.png .pdf .xls .csv
 

Número de participantes: 190

110 (57.9%): sim

80 (42.1%): não

 
 
3.

Internet Wi-Fi *

 
.png .pdf .xls .csv
 

Número de participantes: 190

132 (69.5%): sim

58 (30.5%): não

 
 
4.

Qual MODELO do seu aparelho celular? *

 
.png .pdf .xls .csv
 

Número de participantes: 186

16 (8.6%): modelo antigo (Simples só funciona para ligações e SMS).

170 (91.4%): smartphone

- (0.0%): tablet

 
 
5.

Internet Dados móveis e/ou Operadora *

 
.png .pdf .xls .csv
 

Número de participantes: 189

116 (61.4%): sim

73 (38.6%): não

 
 
6.

Promoção da operadora dar direito a acesso a redes sociais? *

 
.png .pdf .xls .csv
 

Número de participantes: 188

86 (45.7%): Não tenho pacote de planos e dados

64 (34.0%): apenas a redes sociais whatsapp e Facebook

38 (20.2%): sim a todas redes sociais

 
 
7.

Possui ambiente apropriado para estudos ou realizar as atividades? *

 
.png .pdf .xls .csv
 

Número de participantes: 190

89 (46.8%): sim

101 (53.2%): não

 
 
8.

Caro aluno (a) você e favorável as atividades remota através da Internet ? *

 
.png .pdf .xls .csv
 

Número de participantes: 190

70 (36.8%): sim

120 (63.2%): não

 
 
9.

Qual é sua opinião acerca das atividades remota e/ou estudar pela Internet durante a pandemia? *

 
 

Número de participantes: 186

Ver todas as 151 respostas anteriores

- Favorável

- Vejo como ferramenta ótima para suplementar nossos estudos.

- Eu tenho acesso livre e fácil aos conteúdos. Mas sou academico e sei que nem todos tem esse privilégio e muitos ficarão de fora e o sentido da univeraidade acabará.

- Inviável e sem aproveitamento.

- Necessário, algumas matérias podem muito bem ser aplicadas em modo remoto, sem falar que não é ante democrático, é só uma forma de não ficar parado, se alguém não tem a possibilidade de fazer online, pode aguardar as aulas presenciais, isso não muda o fato de quem pode adiantar

- Vejo com bons olhos o modo Ead.

- Acredito que seja muito inviável implementar esse tipo de retorno das atividades via internet. Eu tenho a estrutura necessária para o acesso, mas muitos não tem. E outro ponto a ser levado em consideração é que muitos discentes estão passando por problemas psicológicos, como ansiedade, por estarem em quarentena desde março de 2020. Além de que todos os familiares estão em casa também, tornando difícil um momento silencioso e calmo para os estudos, o que acaba acarretando em uma baixa produtividade do discente nas suas atividades e demais tarefas acadêmicas. Não é só ter os meios tecnológicos, outros fatores implicam e não estão sendo levados em conta.

- É muito importante para que a gente não percamos o ritimo dos estudos.

- Não creio que seja uma boa ideia

- importante mas para que as pessoas que têm dificuldade é complicado

- Talvez seja a ferramenta para não perder o ano inteiro.

- Sou favorável, porém, escolho a melhor opção para que abarque todos os alunos.

- Sou contra o retorno das aulas através de ensino remoto ou pela internet tendo em vista que outros alunos nao possuem internet em casa ou de boa qualidade pra acompanhar as aulas e nao tem um espaço apropriado para estudo em casa, possuem preocupações como cuidar da casa e dos parentes que possam estar com covid ou que tenham outra doença.

- Se fosse viável para todos do curso, aceitaria. No entanto, não estamos preparados para tal, pois temos pessoas sem acesso a internet e a aparelhos eletrônicos além da falta de conhecimento sobre os meios utilizados para essas aulas on-line.

- Não sou a favor

- Tem que ser favorável para todos, pois o objetivo e ajudar os alunos não atrasar.

- Favorável

- Neste período de quarentena, meus familiares estão o tempo todo em casa, não possuo quarto próprio e nem mesmo uma mesa. Tendo que usar a mesa da cozinha, teria que me deparar com a desconcentração dos familiares que estão em trânsito pela cozinha de 8h da manhã até 11h da noite. Não possuo computador nem notebook, meu celular é tecnologia ultrapassada e tenho lido livros que por sorte consegui pegar emprestado com amigos que tinham. O estudo remoto seria um desafio maior do que minha capacidade e imagino que existe a possibilidade de colegas que nem terão acesso a esta pesquisa.

- Penso que muitos terão dificuldades para acessar as aulas e os materiais por falta de internet e/ou aparelhos. Além disso, não ter um espaço em casa reservado só para estudar atrapalha e desconcentra. E a qualidade do processo de ensino e aprendizagem despenca, quem consegue estudar quando inúmeras pessoas estão morrendo ao seu redor...

- Eu concordo se a maioria dos alunos for favorável, pois eu sei que a minha realidade é privilegiada se comparada com a de outros discentes.

- Gostaria que isso fosse possível ser realizado, pois com isso não iríamos nos atrasar tanto. Porém, diante a dificuldade de acesso que alguns colegas possam ter, me apresento como não favorável. Sugiro que essa pesquisa possa ser ampliada, na tentativa de tentar contactar cada aluno diretamente e assim obter com mais certeza sobre as possibilidades de retorno.

- Eu considero que as relações de ensino e aprendizagem de modo remoto não tem a eficácia necessária para o conhecimento pleno, tanto para o docente, quanto para o discente. A UNIFAP já dispõe de uma plataforma EaD, na qual aqueles interessados são submetidos a processo seletivo, para contemplação de vaga. Desse modo, é uma atitude esdrúxula desta IFES colocar seus estudantes ingressos em modalidades regulares presenciais compulsoriamente em plataformas de Ensino à distância.

- Não acho uma boa solução, o ensino não será proveitoso.

- Ao meu ver atrapalha o aluno, principalmente aqueles que nao possuem condições financeiras para essas atividades.

- Sem previsão para uma queda nos índices de contaminação, creio q seria uma alternativa viável para dar prosseguimento ao ano letivo.

- É importante para não atrasarmos nossos estudos.

- Não sou de acordo pois muitos não derivam do mesmo privilégio que eu de ter acesso. Como uma faculdade Federal e Pública, faz-se necessário a inclusão.

- Sou contra ao retorno através de aulas ead, pois nem todos os acadêmicos possuem aparato necessário para assistirem às aulas, o que prejudicaria seus rendimentos.

- Iria perder um pouco a qualidade, tendo em vista de que não tem suporte fundamental para ter uma aula on-line. Há pessoas que não conseguem captar os assuntos a distância.

- Tenho opinião favorável a aulas à distância, pois apesar de não ter acesso a wifi, possuo dados moveis que possibilitam o estudo a distância.

- Eu acho interessante, porém não acho que todos tenham acesso

- Acho que provavelmente não será viável para todos os estudantes.

- se todos os alunos estiverem acesso eu sou 100% a favor

- Acho válido.

- Não sou a favor. Pois se não pensarmos nos inúmeros alunos que serão prejudicados por não terem acesso à internet, estaremos sendo extremamente cruéis.
A unifap dispõe auxílios para alunos, tais como, auxílio moradia, auxílio alimentação e etc. Isso só prova que se possui vagas preenchidas é porque existem alunos que necessitam desses auxílios. Se esse alunos precisam que a unifap os ajudem para comer e para ter onde morar, como eles ficarão? Certamente internet não é um privilégio que possam usufruir, portanto, esses seriam altamente prejudicados.
Pensar somente nos que possuem estruturas para ensino online, é contribuir para a desigualdade de classe. E penso eu, que as universidades têm o papel de formar profissionais aptos à lutarem contra isso.
Então não, o ensino online não é uma opção favorável. Enquanto os que podem, se formam (ou continuam sua formação), os que não podem, terão que esperar o fim da pandemia. Então se uns podem esperar, todos podem. E vamos esperar juntos.

- Não seria mto eficaz. Mtas pessoas iriam se prejudicar por não ter a assistência necessária para estudar

- não deixar que o semestre fique muito atrasado

- Não acho justo com uma boa parcela dos alunos, afinal, nem todos tem acesso aos materiais necessários.

- A maioria dos colegas de curso não possuem condições de realizar as atividades. Eles demonstram a hipossuficiência que passam, por vezes precisando ficar longos períodos do dia na universidade para se alimentar e fazer uso das estruturas da Instituição para realização de suas atividades acadêmicas, inclusive do laboratório do curso para internet e computador, da biblioteca para ter espaço para estudo. Dessa forma, considerando o universo que é a universidade não posso me manifestar favorável.

- Acredito que as atividades pela internet coloca alguns alunos em desigualdades de acesso. Mas se fosse disponibilizado um meio para estes alunos afim de diminuir a desigualdade de acesso seria benéfico. Penso isso a respeito do assunto.

- Assuntos teóricos podem ser trabalhados é discutidos em ambiente virtual.

- Creio que não seja a melhor decisão pois a maioria dos alunos são de baixa rende e possuem o mínimo de aparelhos necessários pra isso, também o serviço de internet no estado não é tão bom.

- Dificuldade com dados móveis de internet não possuir computador não ter acessibilidade nas plataformas

- Nesse momento é uma opção valida. Porém nem todos possuem acessibilidade então isso precisa ser resolvido.

- infelizmente diante do cenário atual que enfrentamos creio que seja o modo mais eficaz para lidar com a pandemia é ao mesmo tempo garantir o acesso a educação a todos. desde que seja disponibilizado lugares específicos para que aqueles que não tem acesso a internet possam participar

- Para mim será uma ótima idéia, assim podemos nos ocupar com algo já que não podemos trabalhar.

- Nesse momento de Pandemia seria até uma alternativa para ocupar a mente e dar prosseguimento nós estudos

- Penso que a modalidade só abrangerá uma parte do corpo discente. Sabemos que temos alguns alunos que dependem completamente dos recursos da Universidade, como Internet e biblioteca. Eu, individualmente, posso ter acesso a essa modalidade. Mas têm alunos que não terão o mesmo por fatores tecnológicos. Pois com certeza iremos ter que baixar arquivos para as leituras e envios de arquivos para avaliações. Portanto, é necessário um celular atual e com memoria com quantidade de GB livres.
Nesse momento é importante que a Universidade tenha a Visão de que a Educação precisa abraçar todos seus acadêmicos.

- É ótimo para quem tem internet, notebook, celular, etc... Mas para os alunos que não tem acesso, será difícil!

- Apesar de ser uma proposta boa para que as atividades não fiquem em recesso neste momento de pandemia é necessário salvaguardar as diferenças financeiras de todos os alunos de todos os cursos ofertados na Unifap tendo em vista que muitos não possuem um aparato tecnológico para que consigam se fazer presente nas aulas remotas. Tenho os meios para me fazer presente em tais aulas porém alguns de meus colegas, não. Então é injusto que apenas alguns possam ver as aulas sendo que cada um dos matriculados se esforçaram para adentrar na instituição.

- Sou favorável,sim,e um modo de não parar de estudar,

- A educação remota não atende o tripé da universidade, pesquisa ensino extensão.

- Queria ressaltar alguns pontos importantes. Primeiro, nem todos terão acesso aos conteúdos devido a falta de aparelhos eletrônicos apropriados ou até mesmo internet. O segundo ponto relevante é sobre a plataforma de acesso que serão transmitidos os conteúdos de aprendizado. Curso um dos últimos semestre de história e em todos escutei relatos sobre a dificuldade de acesso ao SIGAA, afirmando ser uma plataforma pouco intuitiva ao usuário, e sobretudo, quando há sobrecarga de acessos tornando-a inutilizada devido a problemas técnicos. O terceiro, e principal, ponto é sobre a transmissão dos conteúdos de aprendizado. Formar uma turma de licenciatura requer extrema entrega de ambas as partes, pois estamos nos formando para auxiliar na construção de "cabeças pensantes e reflexivas". Para evitar que futuramente, imprudências ocorra em nossas salas de aula. Pois, em um pais que democraticamente elegem a nossa maior figura representativa uma chacota, precisa-se rever certas inadequações no processo educacional. Enquanto pensarmos que não há problema em prejudicar uma minoria que não terá acesso ao saber, estamos automaticamente negligenciando a tão "sonhada" equidade social.

- Acho perfeitamente viável, tendo em vista que muitas disciplinas do curso são baseadas em leituras, resenhas e discussões. Algo muito fácil de ser feito pelo whatsapp, por exemplo, sendo este aplicativo mais amplamente acessível aos acadêmicos.

- Acredito que nas aulas presenciais consigo aprender mais, uma vez que há a oprtunidade de realizar perguntas diretamente aos professores, no "calor" das aulas. Além disso, as contribuições dos colegas são pontuais e enriquecedoras.

- Penso as aulas devem ter momentos individuais (leituras e atividades), e debates e avaliação coletivas em salas virtuais

- Acredito que nessa tempo de quarentena, junto à todas as dificuldades que se tem, principalmente na preocupação à saúde física e mental, fica inviável o estudo remoto e pela internet. Não possuo computador ou notebook, meus dados móveis acabam rapidamente e acredito que essa seja a realidade de outros colegas. Ficaria inviável para mim, então sou contra.

- Penso que seria muito cômodo para mim já que tenho condições e esquipamentos necessários para um ensino a distância. Porém muitos de meus colegas não possuem a mesma estrutura, seria injusto eu ter acesso as aulas enquanto que eles não.

- eu não acho viável, pois existe muitos alunos que não têm acesso à internet em suas casas, não tem tablet, notebook e smartphone de qualidade para assistir as aulas logo essas aulas seriam de benefício para as pessoas quem tem essa estrutura, pessoas mais carentes, quando voltassem teriam dificuldade na sua faculdade não iriam estar no mesmo nível das pessoas com essa tiveram essa estrutura de ensino.

- Acredito que é pouco proveitoso e considero as aulas presenciais mais efetivas no ensino-aprendizagem

- Acho ruim.

- Além de excluir grande parcela dos alunos por não terem acesso a internet e a meios para acessar, a EAD, apesar de facilitar o acesso/retorno à Educação, pode ocorrer fatores como problemas na comunicação do docente e discente, perda de motivação dos alunos por instabilidade da plataforma ou dificuldade de interagir. Em uma área como a licenciatura, estar em sala de aula é essencial, não basta apenas sabermos o conhecimento teórico se não estamos acostumados com a sala de aula. Minha experiência com EAD é péssima, sinto que o aprendizado não fixa, que estou apenas estudando para passar. Querendo ou não, ir à sala de aula nos ajuda, sair de casa nos motiva, ter contato físico com os professores e etc. Não é com EAD que resolveremos isso.

- Eu sou contra. Porque vai deixar muito a desejar sem a presença do professor

- É uma infeliz idéia somente agora depois de 03 meses pensarem nessa possibilidade. No Amapá a internet é péssima, eu particularmente possuo somente 01 computador que é comunitário. O momento é aguardar mais um pouco e ver como se comporta o retorno gradual das atividades sociais.

- Muito válido, se o aluno tiver acesso pois ajudará a continuar os estudos sem tantos prejuízos nos prazos estimados para a formação do discente.

- seria válida caso todos os estudantes tivessem um meio para se realizar as atividades remotas, situação que não é realidade da maioria dos estudantes da instituição, muitos não tem onde estudar e nem acesso à internet.

- Não acho uma ideia interessante levando em consideração que nem todos possuem os meios que uma educação remota exige, como computadores e acesso a internet, com isso,seria desfavorável para alguns, incluindo a mim mesmo.

- Uma alternativa ao processo ensino/aprendizagem.

- Acredito que seja ineficiente devido a distância física do professor e colegas de turma.

- Não é produtivo. Nem todos tem um espaço adequado para estudar e, assim obter concentração para o mesmo, visto que é impossível ficar longe de burburinhos externos que tem por objetivo atrapalhar o desenvolvimento cognitivo.

- Não acho justo com a maioria dos alunos pois os mesmos não tem condições de acessar os conteúdos, de forma que muitos tinham que se deslocar à universidade para fazer uso de internet e computadores. EaD não é uma decisão favorável perante estas necessidades, a não ser que, a Universidade disponibilize aparelhos eletrônicos e internet para todos os alunos que necessitam. Já que isso não irá ocorrer, é injusto.

- Sou contra pois muitos alunos não possuem internet ou aparelhos que possam utilizar para os estudos

- Ampliação das desigualdades.

- Bastante interessante

- Diante de nosso contexto social, vejo que aulas online serão uma boa solução para estudos em nível de graduação.

- Não sou a favor, pois existem discentes que não tem acesso às ferramentas tecnológicas em suas casas, ou seja não tem como estudar pela internet durante a pandemia, a não ser que a universidade disponibilize auxílios para esse público alvo que não tenha acesso a internet.

- Sou a favor mais eu não tenho ambiente propício pra estudo a distância.

- Venho aqui deixar a minha indignaçao a qual , tive esse virus e mesmo assim , sem condiçoes psicologia tive que esta estudando durante a pandemia , fui mal interpretada na turma por ser moradora do macapaba onde a internet e fraquissima , pois faço minha atividade na instituiço IFAP ou na casa de uma amiga , a qual não pode ir pelo fato de isolamento e eu esta com o covid 19 , eu acho um absurdo uma instituiçao Federal não se preocupar com isso

- Injustiça e autoritária

- Inadequada para a realidade da região e estado atual

- Ruim, já que muitos, assim como eu não têm os recursos básicos para estudar

- Não posso utilizar meus privilégios como regra geral. Conheço muita gente que não possui acesso a Internet nem computador/notebook, assim como gente que possui apenas um desses recursos.

- acredito que aumentaria a desigualdade já que nem todos acadêmicos possuem internet.

- É uma alternativa importante.
Boa ideia.

- Seria ótimo

- Inviável, pois é a visível que vários alunos são desprovidos dos equipamentos necessários para a realização das atividades

- Muitos discentes não terão como ter acesso a essas atividades, pois muitos não possuem uma infraestrutura na qual se exige essa metodologia de ensino, porém as atividades podem ser administradas via whatsapp, já que é o aplicativo mais acessível para todos, e deve ser pensado de uma forma que abranja todos os acadêmicos do curso.

- Não possuo acesso a internet como também as ferrramentas necessarias para estudar online, muitos de meus colegas também não.Por isso não podemos estudar online.

- Uma inovação onde o ALUNO tem que buscar compreensão, monitorada a distância... Suportável nesse tempo, mas frágil e passiva de fraudes...

- Assim como miitos(as) estudantes, nao possuo local apropriado para estudar

- Vai ajudar a dar suporte para a continuidade das atividades que estão atrasadas.

- É urgente que se faça isso. Há muito tempo perdido já.

- Bem mais de seguro e tranquilo. Sou 100% a favor!
Seria uma preocupação a menos diante do que estamos vivendo .

- Ao mesmo tempo em que sou favorável também me oponho. Pois apesar de ter internet wi fi em minha residência tenho problemas com carregamentos de vídeos, vídeos chamadas, lives e encontros com grupos de outras instituições via internet devido as demasiadas quedas de conexão.
Penso também em alguns colegas que não se usufruem de internet wi fi e passam boa parte de seu tempo estudando na biblioteca da universidade utilizando a internet da instituição para desenvolver suas atividades. Neste momento tão dificil que estamos vivendo com a "peste" creio que devemos pensar nos menos favorecidos de internet e materiais de estudos.

- Acredito que seja uma necessidade e pode ser viável, DESDE QUE O PROCESSO NÃO CAUSE EXCLUSÃO SOCIOECONÔMICA. Além de ser preciso estrutura tecnológica que não apresente muitas instabilidades.

- Acho que, mesmo com todas as dificuldades, é possível sim ter aulas online ,para que não sejamos tão prejudicados ,dependendo é claro ,se todos os alunos tiverem acesso a internet

- Acho uma alternativa válida pois assim não atrasaremos o semestre.

- Contra producente e ineficaz, EAD ignora uma série de fatores de limitações

- Não concordo, pois tenho dificuldades em estudar sem ser presencial, sei que estamos em uma pandemia mas eu fiz enem para presencial.

- Meu curso é presencial. A internet é muito lenta, isso quando está funcionando, para mim e muitos de meus colegas fica inviável está modalidade de ensino.

- E muito importante pra nós alunos retomada das aulas

- Positiva, para não perder o ano todo.

- Não favorável

- Apesar de a atividade remota se um caminho, o ensino não é bem aproveitável, pois nem todos temos a capacidade ou a tecnologia suficiente para o aprendizado.

- É totalmente inviável se buscada a abrangência geral dos discentes, considerando que grande parte destes não dispõe dos meios necessários mínimos para a realização de uma atividade descente.

- Já estudei no sistema EAD, percebi muitas dificuldades, no presencial os recursos físicos principalmente nos ajudam muito, a contribuição de todos para todos é de suma importância.

- Olá, sinceramente devemos levar em consideração que nem todas as pessoas tem as condições mínimas para estudarem de forma "normal" e muito menos de forma remota. Porém, devemos buscar um meio que venha ser viável para não sairmos prejudicados.

- Acredito que a modalidade EaD não atende a todos os alunos, ela é exclusiva e, sem a devida preparação, pouco efetiva. Além disso, aqueles que optaram pelo ensino presencial nesta instituição não deveriam ser obrigados a submeter-se ao ensino à distância.

- Defendo uma educação pública de qualidade. Não creio que uma EAD contemple a mesma qualidade de uma educação presencial. Além disso, a educação deve ser para todos. Não tendo um local adequado para estudos, terei as aulas comprometidas. por outro lado, devemos pensar naqueles que não tem acesso, condições financeira para manter uma internet. Desta forma, NÃO COMPACTUO COM ATIVIDADES REMOTAS.

- Acho ótimo, é um meio muito bom para a continuação das aulas.

- Minha internet é ruim, e na minha casa tenho 3 crianças pequenas que fazem muito barulho! Não teria como estudar

- Na verdade no geral não é bom... primeiro nem todos tem acesso o wi-fi em casa, notebook, computador... Etc

- Até concordaria, se tivesse meios possíveis para realizar as aulas e tarefas, porém, em período normal passo o dia na Unifap (Biblioteca) para realizar as atividades e ler e fazer as tarefas das disciplinas, em casa ainda estou sem condições de realizar aulas a distância.

- Há uma certa dificuldade que não pode se resolvida facilmente. O acesso a internet e a materiais digitais. Além da concentração do aluno pode se interrompida, mesmo tendo um espaço para estudo.

- Levando em conta a realidade de todos

- Acrdito que é impossível atividades remotas pelo fato de nem todos os alunos terem acesso a tecnologia necessária para tal.

- Pessoalmente, me sinto prejudicada, pois não consigo desempenhar meu rendimento máximo nos estudos, devido às interrupções em casa e falta de concentração. Ademais, nao vejo como uma prática pedagógica.

- Não concordo totalmente devido aos seguintes fatores:
- Há necessidade de discussão em sala de aula
- Acesso a internet de qualidade a todos os discentes
- A interação de professor e aluno e colegas de turma

- Sou contra, pelo simples fato da falta de acessibilidade de todos os alunos , transformando e uma forma excludente de ensino que ja e precário,e mesmo que todos tivessem os equipamentos necessários para as aula online(que somente muito poucos tem )a internet no estado não possibilita uma transmissão de qualidade, portanto afetando a qualidade das aulas e participação do aluno, e ate o próprio rendimento do mesmo. E necessário buscar meios que incluam todos no processo de aprendizagem . Nosso sistema de educação já e precário, exigindo demais dos professores, pedir que se reinventem e criem uma nova metodológia de ensino e esperar que crie resutados de qualidade e sonhar com um futuro de bons resultados que não temos nem com as aulas presencias.

- Eu tenho condições de ter essa modalidade, mas tem caso de alunos que não tem acesso a internet e nem um meio de comunicação. É injusto só uma parte sair favorável e quanto a outra será prejudicada, a universidade deve atender a todos e que nem todo mundo seja prejudicado. Presando pela segurança, bem estar e qualidade de ensino de todos os alunos.

- Não tenho condições de estudar pela internet.

- Eu tenho possibilidade de estudar pela internet, no entanto há muitos alunos que não tem a mesma condição. A Universidade deveria buscar soluções que abrangessem todos os alunos, de modo que nenhum saia prejudicado e não haja favorecimento de alguns e desfavorecimento de outros. A volta das atividades nesse momento não seria a melhor das alternativas.

- A minha opinião, pensando individualmente, é aceitável. Porém, nem todos os meus colegas possuem os mesmos meios e disponibilidade que eu.

- Creio que é uma medida viável para não ficarmos atrasados nos estudos.

- É uma forma de não pararmos nossos estudos e não deixar atrasar o semestre.

- Como visto, sem qualquer condições a não ser quer a instituição disponibilize uma sala com acesso a internet.

- Adiantaria o semestre, não ficaríamos tão prejudicados em relação ai atraso do curso.

- Melhor opção para voltar com as aulas e conteúdos.
Mais adequado, que pôr em risco a vida dos demais acadêmicos da UNIFAP.
Uma indicação mais viável seria o uso do "Microsoft Teams", uma plataforma muito eficiente e segura.

- Não, não sou favorável

- Acho que não esclarece as dúvidas devidamente

- totalmente contra, por questões pessoais e por ter o empatia em pensar que nem todos tem acesso a internet de qualidade para manter aulas online, além de que no nosso estado a internet funciona de forma instável e pode parar de funcionar a qualquer momento durante qualquer tipo de aula/curso online.

- não acho viável, pois nem todos acadêmicos possuir condições adequado para estudo

- Totalmente favorável

- É bem complicado! Realizar as coisas pelo celular, bem como tem alunos no qual não tem acesso à internet e nem um celular adequado para realizar as atividades, o que ocasiona de certa forma um atraso

- O mais importante nas aulas de História são os debates em sala de aula, se isso acontecer virtualmente poderia até dar certo, mas eu seria um dos muitos prejudicados por não ter um serviço de internet e de qualidade e nem os aparelhos e ambiente necessários para um bom aproveitamento das aulas virtuais!

- Minha opinião, que seria viável as aulas on line, pois não iria prejudicar o semestre letivo

- Embora a necessidade do retorno as atividades universitárias sejam incalculável, a acessibilidade proporcionada por um ensino remoto é muito baixa, uma vez que muitos alunos não dispõem de ambiente adequado para estudo, computador ou notebook ou redes móveis para acesso a plataformas de ensino, logo de modo geral afirmo que o ensino remoto é inviável devido ao fato de não proporcionar atendimento ao todo mas sim a uma pequena parcela dos alunos

- Não penso só em mim, penso também naqueles que não tem acesso algum a internet.

- Vários colegas não tem acesso ou a internet, ou nem tem um notebook, para que seja possível fazer um trabalho decente. Vários colegas passam o dia na UNIFAP pra poder ter acesso á internet ou pegar um notebook emprestado dos colegas, então acho que atividades remotas seriam injustas.

- Irei sentir falta dos debates em sala de aula, nem todas as disciplinas podem ser ministradas on-line.

- Acredito que é uma alternativa que pode vir a não atender todos os alunos, os prejudicando.

- muito importante não parar as atividades, mas que elas sejam acessíveis a todos os alunos em seus limites para que consigam acompanhar no seu ritmo.

esse questionário precisa ser bem mais aprimorado.
não tenho celular.
tenho computador, mas nem sempre tenho internet.

- Compreendendo a máxima necessidade de manter o isolamento social devido a pandemia e a necessidade de prosseguir com as atividades acadêmicas, estudar pela internet se torna, ao meu ver, o caminho mais viável. no entanto, precisa ser pensado em soluções para os alunos que não possuem os mecanismos necessários para a realização das atividade on-line.

- Não disponho de bons meios para ter aula online; meu aparelho Smartphone possui tela de apenas 4 polegadas.

Obrigado!

- Graduação a distância para uma instituição no nível da unifap não é algo apropriado e que não se faz eficaz para a formação de um profissional de excelência. Aulas presenciais ainda é a melhor opção

- É a única alternativa neste momento, temos que nos adaptar a esse novo habitante. Eu já estou me preparando para novo ambiente

- Por mim tudo bem, porem existe pessoas que não tem acesso a internet de boa qualidade. E como o sistema da unifap requer uma banda larga, sendo assim, dificultará o acesso pra alguns. É necessário rever essa situação com calma.

- O Ensino EAD não tem a mesma eficácia que o Presencial. A maioria dos alunos não possuem um ambiente propício ao estudo, rede wi-fi, aparelhos eletrônicos como Notebook e PC. Não obstante, alunos com tais situações ficariam em desvantagens comparado as minorias que possuem condições financeiras estáveis.

- Na Minha Opinião deveria ter para todos e inclusive servidores da unifap meios de IPIs, como Luvas, Higienização das mãos, Álcool 70%, e muitas das vezes falta água na UNIFAP, e caso haja uma possibilidade de retorno a Reitoria deve, resolver o caso de água que e fundamental para limpeza, bem como Jalecos as servidores que estarão arriscando suas vidas pois até o momento não há antídoto (Vascina contra a COVID-19), já os alunos precisamos de SEGURANÇA, por parte da UNIFAP, como vamos saber se os alunos não tem, daí cabeá a UNIVERSIDADE dispor de testes, bem como os mesmo meios que o governo esta disponibilizando conforme o Seu Decreto 2236/2020 - PMM - Prefeitura de Macapá publicado no Diário oficial N° 3830/2020, DE 15 DE JUNHO DE 2020.

- A qualidade do ensino à distância é duvidosa.
Estudar pela internet deve ser inclusiva com garantia de acesso pleno a todos os alunos.

- A opção não é viável. Não só pelo fato de muitos alunos não possuírem acesso à internet de qualidade ou qualquer estrutura básica para ter aulas/atividades online, mas também porque a própria modalidade EaD não tem um ensino de qualidade, que é da mais extrema importância, tendo em vista que estamos no ensino superior. Eu tenho consciência da situação em que estamos, toda essa pandemia e a questão da quarentena, mas voltar com as atividades de forma online seria extremamente excludente e desrespeitoso com aqueles que não possuem o mínimo, pra acompanhar as atividades.

- a atividade remota é uma boa alternativa de continuarmos com o curso respeitando o isolamento social, porém a infelizmente a alternativa não é acessível a todos.

- Estes recursos são formas inteligentes de seguir a vida acadêmica diante de um acontecimento de proporções mundiais. Diante dessa pandemia, ou até mesmo diante de uma guerra ou mesmo uma catástrofe natural, a ciência deve seguir com os recursos tecnológicos disponíveis. No nosso caso atual o uso da internet como ferramenta de aprendizagem se mostra bastante apropriada para este momento em que estamos vivendo.

- É um estudo bastante complicado, pois pra que não possui intenet em casa como eu fica difícil vê os videos é acompanhá as aulas.

- Concordo com o retorno das atividades via internet em partes, pois dependendo da aula vejo que é de extrema necessidade a presença do aluno para que sejam desenvolvidos os seminários na qual são de suma importância para a compreensão de inúmeras temáticas históricas e sociais. Com isso acredito na existência de limites a serem adotados diante do conteúdo online.

- Só é viável quando o aluno possui uma rede wifi e um smartphone de qualidade, pois os pacotes de dados móveis são precários.

- Considero injusto o retorno das atividades acadêmicas por EAD, pois um número considerável de alunos não possuem as condições necessárias para sua aplicação.

- Em meio ao cenário de incertezas, atividades remotas seriam uma saída viável para andamento das atividades, no entanto, eu particularmente não conseguiria acompanhar integralmente as atividades pelo simples fato da falta de acesso em determinados dias que os dados móveis não permitissem baixar conteúdos na íntegra.

- Bom; apesar da praticidade das aulas on-line. Eu acredito que não teremos os mesmos rendimentos da aula presencial, então não seria bom termos no currículo a carga horária do curso à distância feito durante a pandemia. E obviamente muitos alunos(como eu) ficariam sem as aulas, sem o acesso à essa modalidade.

- Séria uma boa se todos os acadêmicos tivessem acesso a internet de qualidade e notebook ou computador em suas residências para um estudo mais simples. A internet e o ensino à distância é uma realidade, mas é uma escolha de quem tem condições para esse tipo de ensino. Na universidade pública os acadêmicos escolhem o ensino presencial para que possam ter acesso imediato ao professor e tira suas dúvidas.

- Nem todos os alunos tem acesso à internet e muito menos um local adequado para assistir às aulas.

- Uma excelente ideia... inclusive para defesa de TCC caso não seja possível pessoalmente!

- Caso tenha toda a estrutura adequada, sem problema, primeiro a saúde e prevenção da mesma, e depois se possível a retornada das atividades.

- É a forma mais segura de ter aulas

- Creio que para a maioria dos alunos de universidades públicas, estudar pela internet é quase inviável, ainda mais em meio a uma pandemia, onde temos nosso lado psicológico e emocional muito mais abalado.

- Acredito que seja a única possibilidade no momento.

- Apesar de ser difícil interagir e tirar dúvidas, acho que o momento requer que nos adaptemos de acordo com a situação atual, desde que possa compreender a todos. Porque precisamos de recursos físicos, como: internet, celular e computador.
Contudo, seria interessante abrir pra teste e ver se a comunicação é viável, para que o ano não seja dado como perdido. Obrigada!

- Não concordo

- Tem sido uma boa opção pra não atrasar muito o curso, e tem sido uma boa experiência que com o passar do tempo poderá ser ainda mais aperfeiçoada.

- Seria uma boa opção, mas não podemos esquecer que muitos discentes não tem acesso a internet ou notebook/computador em casa, o que é viável para mim, pode não ser para outros.

- Acho um tanto complexo, visto que mesmo tendo acesso a mesma, com a pandemia, aumentou o número de usuários à internet, tendo por consequência a minimização na potência da mesma, tornando-se, as vezes, impossível acessar determinados sites. Além disso, pensando de uma forma mais ampla e abrangente, existem aqueles que não possuem o acesso a internet, tornando-se, então, dificultoso esse processo via internet neste período pandemico.

- Acredito que irei ter melhor aproveitamento acadêmico se seguir o modelo presencial de ensino.

- Com essa pandemia ocorrendo muitas pessoas ficaram desempregadas, assim desestruturando a vida financeira de muitas pessoas, as pessoas estão tentando ao máximo manter a alimentação.

- Tenho dificuldade

- Penso que poderíamos realizar as atividades remotas e não atrasar mais ainda nosso calendário.

- Se todos forem de acordo, eu tenho os meios de voltar mas sei da dificuldade de outros...

- Seria uma possibilidade de darmos continuidade aos estudos.

- Não tem a mesma qualidade e troca entre alunos e professores

- Como se sabe nem todos os estudantes tem acesso a internet ou mesmo tem um computador/notebook. Então ficaria inviável ter aulas olines nesse momento, seria bom a volta as atividades mesmo de forma remota, mas em vista que muitos alunos ficariam prejudicados eu sou contrário. Poderia ter um plano pra ajudar esse alunos.

- Na minha opinião é sugestões ao Colegiado de História. Sou contrário aos retorno e adoção a atividade remota pelo fato de que o curso e Presencial, o que poderia ser feito a priori e a retomada das atividades, desde que seja com TODA segurança possível:
1 -Álcool gel e líquidos nas salas de aulas e unidades administrativas;
2 - Tapetes com para higiene nos sapatos
3 - Pia com água e que principalmente a Universidade faça o possível para não deixar faltar água;
4 - Readequacao nas salas de aulas e passando a utilização de 3 dias da semana (para reduzir aglomeração de pessoa).

- Acredito que não é viável levando em consideração que nem todos tem as mesmas condições, principalmente financeiras. Dessa forma o ensino alcançaria somente alguns, tornando a aprendizagem defasada.

- Ensino à distância sem estrutura adequada não é viável.

- ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR

- acho que não reteria muita informação, levando a qualidade do ensino a ser desfavorável

- Uma opção viável para o momento

- É algo que precisar ser planejado de acordo com a realidade da internet dos alunos.